Aplicando Decalques.

A aderência do decalque é ótima em superfícies brilhantes,  mas,  se a superfície for fosca,  teremos que aplicar uma demão de verniz brilhante incolor no local onde será aplicado o decalque.   O verniz pode ser aplicado com pincel ou aerógrafo.   Deixe secar bem antes de aplicar o decalque,  pois senão corre o risco dele aderir enquanto estiver sendo posicionado.
Deixe o filme do decalque começar a soltar em um pires com água limpa.  Se o decalque for muito pequeno, coloque umas gotas de água próximo ao local de aplicação no modelo e aí espere que o filme solte do papel base. Quando isso acontecer posicione-o no local corretamente usando um palito de dentes. Use um cotonete para ir secando a água.  À proporção que isso acontece, o decalque vai perdendo a mobilidade.   Se precisar reposicionar , coloque mais algumas gotas de   água  e tente de novo.   Em locais  irregulares e para esconder as bordas do filme ,  pode-se utilizar produtos que amolecem o decalque, por exemplo :   Solvaset,  Micro-Set rótulo vermelho ou o Mark Softer (nacional), dentre outros. Aplique uma pequena quantidade destes produtos nas bordas do filme.  
Depois de completamente seco, deve-se aplicar uma demão de verniz bri-lhante, com pincel ou preferencialmente com aerógrafo.  O   verniz   vai esconder as bordas do filme, tornando-as invisíveis e protegendo o decalque.
Só depois do  decalque selado   com verniz brilhante aplique, se desejar, o verniz fosco ou acetinado,   dependendo do acabamento desejado.